sexta-feira, 5 de junho de 2009

Pastores e textos bíblicos do culto ecumênico em homenagem às vítimas do Vôo 447 e por seus familiares

A cerimônia inter-religiosa de orações que acontece na Catedral de Notre-Dame em homenagem às 228 vítimas do trágico acidente aéreo do Vôo 447, Rio-Paris, da Air France de 1/6, e por seus familiares, tem, no programa de culto, os textos bíblicos de Salmo 42, Lamentações de Jeremias 3:17-26, Salmo 129 ("Eu deposito minha esperança no Senhor, eu tenho a certeza da sua palavra") e do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 23, 33-53), que descreve a crucificação de Jesus. Os pastores que participarão da cerimônia são: Claude Baty, Presidente da Federação Protestante da França e o capelão protestante do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, Jean Pierre Dassonville. A cerimônia será oficiada pelo cardeal André Vingt-Trois, Arcebispo de Paris, e presidente da Conferência dos Bispos da França. Também presentes o Grande Rabino Haïm Korsia, capelão Israelita do ar, Sr.Mohammed Moussaoui, presidente do Conselho Francês do Culto Muçulmano, o Metropolita Emmanuel, presidente da Assembléia dos Bispos Ortodoxos da França, os outros capelães do aeroporto: Padre Francis Truptil, e o Imame (líder muçulmano) Hazem El-Shaffei.

Um poema “Passos sobre a areia” de Ademar de Barros, poeta brasileiro, será lido no final da celebração (trechos):

"Uma noite, eu tive um sonho,
Eu caminhava pela praia, lado a lado com o Senhor, deixando uma dupla pegada na areia, a minha e a do Senhor.
Veio-me a idéia – era um sonho – de que cada um dos meus passos representava um dia da minha vida. (…) Mas observei que em certos lugares em vez de duas pegadas, havia apenas uma. Então, dirigindo-me ao Senhor, ousei repreendê-Lo:
“O Senhor nos havia no entanto prometido de estar conosco todos os dias!
Por que não cumpristes a vossa promessa?
Por que me deixastes sozinho no pior momento da minha vida?
Nos dias em que eu mais precisava da vossa presença.”
Mas o Senhor me respondeu:“Meu amigo, os dias em que tu vês uma única marca de passos sobre a areia, são os dias em que Eu te carreguei.”"

Segundo a Air France, a celebração "será um tempo de recolhimento e de prece para as famílias e os entes próximos das vítimas, dentro de um espírito de aproximação entre os homens de todos os países e de todas as religiões. Na ocasião serão feitas leituras em francês, inglês e português. A prece será acompanhada por cânticos em francês, latim e alemão da Maîtrise de Notre-Dame de Paris e do Coral da Air France". Ainda segundo a descrição da companhia aérea, também está previsto que "no início da celebração, Mgr Vingt-Trois vai propor aos membros das famílias e entes próximos de levarem 228 velas acesas diante do altar. Elas simbolizam cada um e cada uma dos desaparecidos. As famílias serão convidadas a conduzir esta vela no final da celebração".

Outras músicas e textos da cerimônia: Intróito do Requiem de Duruflé (Maîtrise de Notre Dame); Coral de Johann Sebastian Bach, Ich harre des Herrn (trecho Cantate BWV 131) (Maîtrise Notre-Dame de Paris); Felix Mendelssohn, Da nobis Pacem (Coral da Air France); Trecho do Requiem de Maurice Duruflé, Kyrie (Maîtrise de Notre-Dame); Giuseppe Verdi, Libera me Domine – trechos do Requiem (Coral da Air France).


Fonte: Agência Soma

Nenhum comentário: