quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Durante ritual

Polícia de Goiás investiga morte de universitário após tomar chá do Santo Daime

Publicada em 18/11/2009 às 18h57m
João Sorima Neto, O Globo

Fernando Henrique morreu após participar de ritual onde bebeu chá do Santo Daime - Reprodução

SÃO PAULO - A polícia de Goiânia começou a investigar a morte do universitário Fernando Henrique Queiroz Tavares, de 19 anos, após ingerir pelo menos três cálices da bebida indígena ayahuasca, conhecida como Santo Daime, utilizada durante um ritual realizado numa chácara em Senador Canedo, em Goiás. A morte aconteceu no último domingo e foi registrada pela família do universitário como 'morte súbita', em boletim lavrado no 14º distrito de Goiânia. Mas o delegado Washington Conceição pediu a exumação do corpo do rapaz para que sejam feitos exames que possam ajudar a esclarecer a causa da morte.

- Ele morreu domingo pela manhã e foi enterrado no mesmo dia. Os familiares não disseram nada sobre ele ter bebido o chá do Santo Daime. Apenas disseram que ele sofria da Síndrome de Marfan, doença congêntita em que a pessoa tem membros longos, que afeta também olhos, pulmões, coração e vasos sanguíneos - afirmou o delegado.

De acordo com o delegado, a morte de Fernando Henrique aconteceu na manhã de domingo, após ele ter passado mal. O ritual do qual ele participou foi promovido pela Instituição de Xamanismo Céu de Krishna, entidade que ele frequentava há mais de 3 anos. Segundo o delegado, a mãe do rapaz, a administradora de empresas Neila Mara Queiroz, também frequentava a institutição e havia levado o filho para que ele se livrasse das drogas. Do ritual, participaram pelo menos 52 pessoas, além de 18 coordenadores do grupo.

" Ele morreu domingo pela manhã e foi enterrado no mesmo dia. Os familiares não disseram nada sobre ele ter bebido o chá do Santo Daime "

Segundo o delegado informou, o grupo participava de um ritual conhecido como Encantamento dos Sonhos. Segundo o delegado, os integrantes da instituição pagam R$ 15 para participar dos rituais. Entre a noite de sábado e domingo, foram realizados três rituais e, em cada um deles, se consumiu um cálice do chá. Fernando Henrique começou a passar mal durante a madrugada, após o terceiro cálice. O rapaz foi levado para o pronto-socorro de Senador Canedo, onde foi constatada a morte. Ele tinha dificuldades para respirar e apresentava cansaço.

O coordenador da Instituição Xamânica, Marcelo Henrique Ribeiro Borges, deve ser ouvido pela polícia nesta quinta-feira.

Mas o delegado afirma que só após a conclusão do laudo dos exames feitos após a exumação será possível tomar oficialmente o depoimento de todos os envolvidos no caso.

- Só depois de sabermos a causa da morte vamos ouvir os depoimentos. O que sabemos é que o Santo Daime é uma droga que causa alucinações, vômito e diarréia nas pessoas que o tomam. Segundo relatórios médicos, o chá pode até levar a uma parada cardíaca. Queremos saber porque a mãe não falou nada sobre o chá. O que parece é que se tentou acobertar que o rapaz havia tomado a bebida. Tivemos a informação de que as pessoas que foram ao ritual só podiam se alimentar de folhas - contou o delegado.

Caso seja comprovada relação entre a ingestão do chá e a morte do rapaz, os coordenadores da insitutição poderão ser indiciados por charlatanismo, curandeirismo e até por homicídio doloso ou culposo, informou o delegado.

A ayahuasca é preparada a partir da associação do cipó jagube com o arbusto shacronam. Apesar das propriedades alucinógenas, o uso do chá é permitido no Brasil para "ritos religiosos". O uso causa, segundo estudos científicos, alucinações, hipertensão, taquicardia, náuseas, vômitos e diarréia. Ayahuasca é palavra indígena que tem duas traduções em português: "corda dos mortos" ou "vinho dos mortos".

Segundo relatórios, o chá tem a propriedade de promover um alívio físico e psíquico de quem faz seu uso. Ele também pode causar crises de pânico, que pode levar ao aumento da frequência cardíaca. Já foram relatados quadros psicóticos de quem experimentou a bebida.

A doutrina do Santo Daime foi criada no Brasil por Raimundo Irineu Serra, um seringueiro de origem maranhense.A doutrina nasceu no Acre, na década de 20, e foi adotada por índios e caboclos. Com o passar dos anos, migrou para as capitais nortistas, e chegou aos grandes centros urbanos.

Nenhum comentário: